Informações

O Curso de Psicologia da PUC Minas situado no Coração Eucarístico, foi o primeiro a ser criado no Estado de Minas Gerais e o terceiro do Brasil. Com a formação em Psicologia os alunos se tornam profissionais capazes de compreender os fenômenos e processos psicológicos dos indivíduos.
O curso fornece instrumental para uma atuação profissional direcionada à promoção do desenvolvimento e da saúde psíquica, a partir de intervenções individuais ou em grupos. Portanto, o psicólogo pode atuar em espaço individual, em grupos, em organizações e em comunidades.

O QUE VOCÊ IRÁ ESTUDAR

O Currículo do Curso está organizado em um núcleo comum e duas ênfases.
No núcleo comum (1º ao 8º períodos) são estudadas as bases da ciência psicológica, tanto do ponto de vista histórico quanto filosófico e metodológico. Atividades interdisciplinares possibilitam uma visão abrangente sobre a investigação científica e a prática profissional.
Nos diversos laboratórios existentes os alunos têm a possibilidade de se envolver em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
A integração entre a teoria e a prática da Psicologia se realiza nos Estágios Curriculares, a partir do 2º período, fora do horário de aula.
As duas ênfases são oferecidas no último ano do curso (9º e 10º períodos) visando ao aprofundamento das temáticas e práticas estudadas no núcleo comum.
Na Ênfase (Psicologia Clínica) o aluno se aprofundará em estudos e práticas clínicas ampliando sua capacidade de atuar no diagnóstico e tratamento de indivíduos e grupos, através de trabalhos preventivos e educativos.
Na Ênfase (Psicologia, Organizações e Sociedade) o aluno terá como foco suas possibilidades de atuação nas organizações, instituições sociais diversas e comunidades.
Há possibilidade que o graduando complemente sua formação optando por disciplinas das duas ênfases.
Nos dois últimos períodos o aluno deverá, ainda, estruturar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato monográfico, que será apresentado e avaliado por uma banca de professores.

CAMPOS DE PESQUISA
Psicologia e Clínica, Psicologia Direitos Humanos e Cidadania, Psicologia e Educação e Psicologia Saúde e Trabalho.

Turno(s)Vaga(s)Período(s)
Manhã60 vagas10 períodos